0

 

Uma aventura para assistir o Moto GP

 

Organizado pelo Myro Motorrad e Peguestrada, a viagem para assistir o Moto GP em Termas de Rio Hondo, na Argentina, foi uma aventura!

 

O objetivo era assistir o evento completo, de treinos até fechar com chave de ouro com os super-pilotos do Moto GP. Para isso foi organizado o seguinte:

Sairíamos de moto até Santiago Del Estero, nossa base, faríamos um roteiro Off Road em San Miguel de Tucuman e assistiríamos todos os treinos e provas do evento!

Para que isso ocorresse dentro de um cronograma menos longo, o desafio começou desde nossa saída e só terminou quando voltamos, 10 dias depois!

Explico:

O objetivo era chegar em Santiago Del Estero em 3 dias, 2250km de São Paulo, assistir todo o evento e voltar pelo mesmo caminho nos mesmos 3 dias, contando com um carro de apoio para levar bagagens e peças de reposição como rodas, pneus, óleo e ferramentas, além de uma moto reserva. Melhor previnir…

 

Roteiro:

Dia 28/03 – 950km: São Paulo (SP)- Ponta Grossa (PR)- Dionísio Cerqueira (SC). Por ser uma fronteira menos usada que as outras, os tramites são mais agilizados. Deu certo! Em menos de 15 minutos a burocracia estava vencida com 3 motos e uma van!

Dia 29/03 – 660km :  Dionísio Cerqueira (SC) – Resistencia (AR).

Nesse roteiro pegamos 40km de estradas de terra pela Ruta 14 e depois só asfalto pela Ruta 12 até Resistencia. As motos não foram paradas mas, a van, 6 vezes! Mas sem surpresas!

 

Dia 30/03 – 615km : Resistencia (AR) – Santiago Del Estero (AR).

Mais um longo trecho de retas intermináveis passando por cidadezinhas mais isoladas. O que chamou a atenção nesse trecho foi a quantidade de animais, pássaros, e máquinas agrícolas na estrada! A van atropelou 6 pombas e uma das motos 5, o que causou a quebra do protetor de farol da moto. Vá com atenção pois o acostamento, se é que pode ser considerado como um, é de grama e terra. Ficaríamos hospedados em Santiago até iniciarmos nosso retorno a São Paulo, seria nossa base, uma vez que hospedagem em Rio Honda estava em falta!

Dia 31/03 – 480km : Santiago del Estero (AR) – San Miguel de Tucuman (AR) – Santiago Del Estero (AR)

Nesse dia começou nosso passeio! Fomos a Tucuman em busca de uma paisagem linda  da cidade. Para isso, percorremos aproximadamente 40km de estrada de terra com belas surpresas. Saímos de uma planície e começamos a subir a Ruta Provincial 341 (terra) em meio a uma floresta fechada. Estrada boa, cheia de curvas e pouco movimento durante a semana, foi perfeito para relaxar um pouco e apreciar as paisagens. Nesse roteiro, a estrada que inicialmente é larga e cascalhada, se transforma em uma estrada pouco usada e menos “arrumada”, mas nada com que assustar. Duas passagens de águas divertidas para tirar a poeira das motos e mais nada. Depois, já no asfalto, seguimos pela Ruta Provincial  340, já era o caminho de volta. O ponto forte desse passeio é que, no final, já no asfalto, fomos a pista de decolagem de paraglider chamado Loma Bola Vuelo y Aventura, onde se tem uma vista incrível da cidade! Em seguida, por asfalto, começamos a descida por uma estrada mágica! Repleta de curvas, estreita e fechada de árvores, tudo isso exige muito cuidado, pois existe trânsito nos dois sentidos até chegar dentro da cidade.  Retornamos a Santiago Del Estero.

 

Enfim, o Moto GP!

01, 02 e 03/04 –  420km – Santiago Del Estero (AR) – Termas de Rio Hondo (AR).

Nesses três dias, nosso tempo, energia e atenção, se voltou ao Moto GP!

Como tínhamos acesso ao boxe da equipe LCR HONDA TEAM, o diretor executivo Fabio Alberti nos deu todo suporte para que nosso convívio com o piloto Cal Crutchlow fosse diário e pudéssemos ver o trabalho feito pela equipe dentro dos boxes! Todos os dias estávamos lá! Tivemos a oportunidade de conversar com o ex-piloto e atual chefe da equipe Lucio Cecchinello e tirar algumas curiosidades de tudo que acontece, bem como, saber quais as espectativas para essa temporada. Foi incrível estarmos “dentro” do Moto GP!

Mas, o “grand finale” veio no domingo! Conseguimos o acesso para a pista! Assistimos todos, o Warm Up de dentro da pista e saímos em seguida. Mas, alguém continuou lá dentro! Até o final para ver tudo de perto!

 

O ídolo

Esse três dias se resumiram a ficar “passeando” por trás dos boxes, encontrando os pilotos que estávamos acostumado a ver apenas pela TV e entender um pouco mais, porque o VR 46 é idolatrado nos quatro cantos do mundo! “The Doctor” é um ser de “outro planeta”!

Sem falar na habilidade de pilotar, o carisma do “cara” é incrível! Todos os 3 dias nos momentos que antecede os treinos e seu final, a saída dos boxes para a área dos pilotos virava uma aglomeração de pessoas “apenas” para ver o Sr. Valentino passar! E lá vinha ele, boné, óculos, brinco, macacão e sempre, sempre com um sorriso e com tempo para cumprimentar, dar autógrafo, tirar selfies, enfim, cativar o seu público da melhor maneira, com atenção! Impossível não admirar! Parecia uma gravação! Todo dia a mesma coisa, até que ganhei um autógrafo!

O segundo lugar, conquistado com muita sorte, foi coroado com uma parada de Rossi em frente a arquibancada, enquanto a galera ovacionava-o. Incrível!

Os outros

O rival do VR 46, Marc Marquez, no boxe ao lado, era aguardado por poucas pessoas. E o cara toca muito heim! Mas, quando sai dos boxes….é que entendemos o porque da procura estar em baixa….Sempre sério, fazendo “favor” de dar autógrafo, selfie sem sorriso, passando rápido por 7, 8 fãs, sem fazer força para ser simpático, enfim. Opostos!

O Circo Moto GP

Além do museu do autódromo, que é bem legal e tinha uma foto de Fangio e Senna como propaganda, outras atrações faziam a alegria dos presentes! A Castrol montou um estande com uma moto para os fãs tirarem fotos com a máquina, a Ducati, com duas motos executava voltas no autódromo com garupas de sorte além de expor alguns modelos pela área do público. Palco com bandas após os treinos cuidavam de animar a galera até tarde e lojas vendendo camisas dos pilotos e acessórios completavam.

Outra facilidade que conseguimos com os ingressos VIP, foi assistir os treinos na cobertura do prédio principal onde, além de uma vista quase que total do autódromo, ainda tinha, cerveja, água e Red Bull, a vontade!

 

Um brasileiro no Moto 2

Além do pessoal que está mais envolvido e acompanha o motociclismo, poucos sabem que um brasileiro está lá nas pistas, é o Marco Baleiron, diretor técnico da QMMF Racing Team, da Moto 2, que é muito respeitado dentro do motociclismo!

A cidade

Termas de Rio Hondo fica abarrotada de motos por todos os lados! Apesar de pequena, possui vários hotéis, restaurantes, bares e outros atrativos a mais que, no fim de semana do Moto GP, faturam o equivalente a 3 meses! As ruas são fechadas, as praças viram estacionamento de motos, restaurantes cheios e muita, muita gente vinda de todo lado! Os brasileiros estavam por todos os lados e com todos os tipos de motos!

A polícia

Sempre um assunto delicado quando se refere a motociclista na Argentina, parece que todos receberam ordens do tipo: “não perturbem os motociclistas”.

Apesar de existir a lei, causa um certo espanto que 99% dos habitantes locais andam sem capacete  na cidade e estrada, e muitas vezes, a moto está com 2,3 até quatro pessoas, (sendo dois adultos e duas crianças) transitando normalmente pela cidade.

Conversando com um deles, me disse: “Estamos cansados de multar, apreender, o proprietário pagar uma multa muito barata, retirar a moto e continuar rodando! Desistimos e agora avisamos que, a vida é deles e eles que se cuidem! “ Coincidência ou não, nesse tempo não vimos nenhum acidente com motos

Finalmente

Encerrada a corrida, era hora de se preparar para o retorno. Pelo mesmo caminho que viemos, voltamos! Em todo posto que passávamos ou parávamos estava abarrotado de motos, na maioria brasileiros voltando para casa! A cada parada, novas amizades surgiam e chegamos todos bem e seguros, já esperando o ano que vem!

Onde ficar:

Dionísio Cerqueira (SC) – Hotel Iguaçu – www.hoteliguacu.com – (49)3644-1029

Resistencia (AR) – Niyat Urban Hotel – niyaturban.com.ar – (54) (362) 444-8451

Santiago Del Estero (AR) –  Hotel Altos Del Estero – www.hotelaltosdelestero.com – (54) (385) 422-7718

Dicas:

  • A imensa maioria dos postos de combustível tem internet liberada
  • Nas grandes retas, cuidado com os animais e máquinas agrícolas
  • Reserve hotéis com antecedência para se garantir
  • Procure a Myro Motorrad para se informar sobre o ano que vem.
  • Dionísio Cerqueira é uma fronteira tranquila, vale a pena.
↑ Back to top

Trinity Ronzella

14 anos fotografando e escrevendo para a Revista Moto Adventure Editor do Moto.com.br Freelancer na Revista Motociclismo Instrutor de Pilotagem Off Road

View all post →

Comments

Be the first to post a comment.

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*